terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Em campanha de solidariedade...

Nós, meninos e meninas do 6ºA, no âmbito do PCT, estamos a trabalhar sobre os Direitos Humanos – Literacia da informação e centrámo-nos no artigo 25º que destaca o direito que todos os cidadãos têm a ver assegurada a sua saúde e qualidade de vida, nomeadamente alojamento digno, alimentação e assistência médica, aos serviços sociais necessários e à segurança em situação de desemprego, de modo a assegurar o bem-estar social e ambiental.
Para além de algumas pesquisas sobre os Direitos humanos, fizemos outras relacionadas com a Agenda 21 Local – "Pensar Global, Agir Local" – GLOCAL que decorreu em Setembro de 2009, o Tratado de Quioto. Consultámos, igualmente, o endereço 350.org.
Em conjunto com os nossos professores, optámos por agir localmente, desenvolvendo, numa primeira fase, uma Campanha de Solidariedade. Decidimos fazer alguns sacrifícios e olhar melhor pela nossa saúde, até porque, em Ciências da Natureza, estudámos a importância de uma alimentação racional, abdicando de comprar guloseimas e juntando o dinheiro que gastaríamos, para fazermos umas comprinhas de bens essenciais, destinados aos meninos e meninas da instituição "A Tenda do Encontro".
Fizemos pesquisas sobre grupos de intervenção em causas humanitárias, especificamente sobre a luta contra a fome em África – Live Aid / Band Aid. Destas pesquisas surgiu uma canção que foi trabalhada multidisciplinarmente e estamos a pensar apresentá-la numa segunda ida à Tenda do Encontro. Desta vez, iremos todos os alunos do 6ºA, dado que, da primeira, foram apenas os três alunos sorteados na turma.
Antes do Natal, no dia 7 de Dezembro de 2009, com o dinheiro que juntámos, fomos todos ao Modelo de Avintes, no fim das aulas, fazer as ditas comprinhas, com a Directora de Turma e o pai de uma aluna da turma. Estávamos eufóricos com a escolha dos produtos a comprar, mas, em nenhum momento, desrespeitámos as regras previamente estabelecidas. Ficámos muito felizes porque conseguimos encher vários carrinhos de compras. Guardámos tudo na escola e fomos, de seguida, para os Plebeus Avintenses preparar uma recolha de alimentos e a entrada organizada dos alunos da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, no auditório, a fim de assistirem à peça de Teatro "O tesouro do Capitão Bonança Arco-Íris". Na peça, participaram alunos da escola, entre eles, uma colega da nossa turma.
No fim do dia 14 de Dezembro de 2009, após as aulas, o grupo de meninos sorteados foi, com a professora de E.M.R.C., à Tenda do Encontro, fazer as entregas, conhecer a instituição e conviver com as crianças.

[Promoção da literacia da informação em Área de Projecto]

Sem comentários:

Enviar um comentário